quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

QUEDAS SUCESSIVAS

Nos últimos tempos houve sucessão de quedas: quedas de aviões, de helicópteros, de prédios, de barreiras, de pontes e de templos; sem contar com as quedas das bolsas de valores, dos preços das moedas, das mercadorias; quedas dos valores morais e éticos.
Quedas famosas foram as das torres gêmeas em Nova Iorque, causadas por atos terroristas, resultando numa guerra no Afeganistão para capturar ou destruir Osama Bin Laden e a rede terrorista Al-Qaeda; queda mesmo foi a do prestígio do presidente Bush e do próprio Estado Americano, perdendo prestígio pelo mundo afora.
Queda catastrófica foi a do avião da GOL, em que todos os ocupantes – tripulantes e passageiros pereceram num total de 154 vidas ceifadas (148 eram passageiros e 6 tripulantes). Não houve sobreviventes. Era uma aeronave modelo Boeing 737-800, pertencente a Gol Transportes Aéreos, cujo vôo partiu do Aeroporto Internacional de Manaus, AM, com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília, DF. A segunda nave, um modelo Legacy 600, originária de Aeroporto de São José dos Campos, SP, com destino ao Aeroporto Internacional de Manaus, AM, com 5 passageiros e dois tripulantes. Todos sobreviveram ao choque com a aeronave da Gol, fato ocorrido em 29 de setembro de 2006, na região da Serra do Cachimbo, na Amazônia.
Nesse final de 2008, durante o período em que o Estado de Santa Catarina esteve no centro de tragédia causada por chuvas intensas e contínuas. Houve queda de barreiras e de muitos prédios, tanto na Capital como e diversas cidade desse Estado. Nesses episódios registraram-se mais de cento e trinta vítimas fatais e prejuízos materiais incalculáveis.
No último dia 19 deste mês de janeiro (2009), repentinamente desabou parte da antiga Ponte Getúlio Vargas que era utilizada na travessia sobre o Rio Doce em Linhares. No momento que a ponte ruiu havia pedestres fazendo a travessia, coisa costumeira durante caminhadas. Uma pessoa foi salva e estava dependurada numa parte que não submergiu, mas a manicure Devanir Farias de Souza, de 43 anos, que também se encontrava no local no momento da queda permanece desaparecida apesar das constantes buscas que vem sendo realizadas, deste a cidade de Linhas à foz do Rio Doce. Agora se discute a quem caberia a responsabilidade pelo acidente. O Ministério Público Federal determinou que a Polícia Federal apurasse se há e de quem seria a responsabilidade criminal pelas possíveis omissões.
Neste domingo, dia 18, ocorreu o desabamento do teto da Igreja Renascer, pouco antes do culto das 19h. Nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. A proliferação de entidades religiosas evangélicas leva essas a uma busca maior por sedes, geralmente são adquiridos galpões e grandes salas para onde acorre maciçamente grande número de fiéis. Nem sempre esses templos improvisados oferecem segurança para numerosas presenças, o que é lamentável.
Em certos casos uma queda puxa ou empurra outras em efeito dominó, assim: as quedas nas bolsas de valores causaram queda nos negócios econômicos pelo mundo afora. As quedas na economia causaram queda nos níveis de empregos, queda no poder aquisitivo, que gera queda nas vendas, nos lucros e na produção. Esse efeito é o inverso do crescimento (espiral). Pode ser comparado ao parafuso, pois sua força leva à descida. O mundo da economia globalizada experimenta, também, essa série de quedas.
Mais uma série de quedas pode ser vista nos costumes: queda da ética, da moral, da consciência do bem e do mal. As quedas neste segmento produzem aumentos: aumento da devassidão, da anarquia, do desrespeito à lei, da organização familiar, do consumo de drogas ilícitas e outros lamentáveis efeitos.
Será que o mundo está em queda? Será que o nosso sistema solar também despenca. E o que dizer das galáxias e de todo o cosmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário