domingo, 4 de janeiro de 2009

A MISSA DAS ONZE

No último domingo tivemos notícia que a partir de hoje seria celebrada uma missa às onze horas, horário que nos pareceu ideal porque nós temos o hábito já de longa data, precisamente de quando Karla freqüentou a catequese. Esse é um horário destinado às crianças e, às vezes, é freqüentado mais por idosos que por crianças propriamente.
Acidentalmente, hoje fomos à igreja para participarmos desta missa neste horário. Eu disse acidentalmente. Sim. Isto mesmo. Dormi profundamente até as oito horas. Para ir à missa das oito e meia, já era tarde. Lembramos que hoje teríamos a missa das onze. Fizemos uma programação diferente: depois do café da manhã, fizemos uma caminhada de uma hora, retornamos e ainda chegamos à igreja a tempo de alcançarmos padre Renato já celebrando.
A freqüência na igreja nesse horário foi expressiva, apenas não vimos algumas pessoas costumeiras do horário matutino – menos pessoas da terceira idade e também raras crianças. Vi pessoas que há muito não se via, sequer nas ruas, nos supermercados, farmácias, padarias e...
Foi uma experiência nova e dava para perceber que, apesar de pessoas com fisionomias vistas pelo bairro, ora a caminhar pelo calçadão da Praia da Costa, ora a freqüentar locais diversos.
Ao que se nos parece, é provável a que venhamos programar nossa freqüência principal na igreja para este horário que, desde esta primeira ida, já nos pareceu estarmos familiarizados.
Parabenizo padre Renato pelo calendário distribuído hoje num folder que fixa todos os horários das celebrações, tanto na sede da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo, como nas igrejas de Santo Antônio e a de Santa Luzia, integrantes desta mesma paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário