quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS INOPORTUNAS

Nem sempre nos aguarda coisa boa quando atendemos ao telefone: há casos de atos de terrorismo, quando bandidos nos ligam nos avisando de que tem em seu pode alguém de nossa família e nos fazem ameaças. Um caso desses aconteceu comigo. Ops! Deixe-me eu atender que o telefone está chamando. Atendi. Incrível a coincidência: era uma ligação a cobrar e do outro lado da linha, uma voz feminina dizia desesperada “me larga, me larga, por favor! (este fato ocorreu neste momento em que escrevia este texto). Pois bem, agora continuo o caso acima: ao atender uma ligação num dia em que me entrava a sós em casa, do outro lado da linha, uma voz feminina dizia, em tom de desespero “pai, sou sua filha! Socorro! Fui roubada! Eu perguntei: “se você é minha filha, diga-me seu nome! Ela continuou com aquele tom de desespero e eu disse: “minha filha tem nome” e ela continuou e eu coloquei o telefone no gancho. Não voltaram a ligar. Fato idêntico aconteceu com meu filho em que diziam ter seqüestrado seu filho, meu neto, que ele havia deixado no colégio há poucos instantes. Através de outro aparelho ele conseguiu localizar seu filho no colégio. Mas, nesses casos, por se tratarem de golpes antigos e já tornados costumeiros, mesmo assim é preciso agir com serenidade e jamais deixar escapar o nome do filho ou do familiar que estaria sendo vítima, pois a citação do nome é que legitima o golpe.
Nesses golpes existem várias modalidades, uma delas muito usada foi a de extorsão de grande quantidade de cartões de crédito telefônico para pagar resgate. Mas sempre cabe à vítima a ingenuidade de passar involuntariamente, por motivo do desespero que se lhe apossa, informações que os meliantes passam a utilizar.
É bem verdade que não existe uma fórmula única para se evitar a perpetração desses golpes telefônicos, mas alguns comportamentos podem e devem ser adotados: nunca deixar de seguir aquela seqüência preconizada pela telefônica: “esta é uma ligação a cobrar, aguarde a identificação que se fará após sinal sonoro”. Providência simples, não? É verdade que isso nos custa alguns centavos, mas podem nos livrar de grandes aborrecimentos. Outras coisas como atender ao telefone com serenidade, pois algo de grave pode vir; o uso da razão, evitando respostas emocionais rápidas; refletir sempre para responder a quaisquer indagações. Respostas rápidas podem levar mensagens inconvenientes.
Ultimamente tem chegado ao nosso telefone mensagem gravada nos dando conta que se tem uma pendência judicial e nos indica determinado número prefixo 0800. Com certeza a justiça não notifica ninguém, nem por telefone muito menos por meio de mensagens de e-mail. Paciência. Se tivermos alguma pendência judicial, certamente teremos que atender a algum oficial de justiça ou seremos notificados por edital.
Uma boa providência, que pode ajudar é a instalação de um identificador de chamadas na linha telefônica fixa; as linhas de celular já as possuem. Mas existem telefones de linhas “restritas”, que não registram seus números nos identificadores. Quando nos chegam ligações desses telefones restritos, usamos do direito de não atender, pois não somos obrigados a atender “anônimos”. Chego até a pensar: se não é um ato de covardia, esconder-se no anonimato. Podem alegar que é proteção à privacidade. Tudo bem: posso atender, também, a quem quiser. Isto também é direito.
No Estado de São Paulo, se eu não estiver equivocado, foi promulgada lei para que os usuários de telefones de quaisquer modalidades (fixos ou celulares) possam optar por não atender ligações de telemarketing. Neste caso, embora às vezes tais ligações tragam algum incômodo, isto me parece que representa um cerceamento do direito à divulgação publicitária – profissão devidamente regulamentada. Parece-me que caberia às agências e aos publicitários em geral primarem por abordagens de boa qualidade. Digo e repito: serenidade ao atender ligações telefônicas! E lembre-se: não tome atitudes precipitadas. Atitudes devem ser tomadas por quem de direito, a polícia, por exemplo deve ser informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário