sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

NÃO VI, NÃO OUVI E NEM SEI DE NADA!

Depois que certo presidente adotou o lema de nada ter visto; de nada ter ouvido e de nada saber, quando questionado sobre atos de corrupção no seu governo, esse hábito tornou-se moda de uso corrente: presidente, governadores e prefeitos fizeram desse jargão a forma de se esquivarem de dar explicações sobre atos de improbidade praticados por correligionários políticos, por assessores e por funcionários de altos escalões (funcionários de hierarquias inferiores, não há explicações; existem imediatas punições e pronto!).
Não muito longe daqui, a própria imprensa, ao fazer denúncia de que funcionários estariam recebendo quantias indevidas a título de gratificações de origem duvidosa, sem explicitar nomes, deixa a impressão de que tudo deverá ficar por isto mesmo (impunidade). Quanto ao chefe do executivo deste município, esse demonstrou ter aprendido a usar os mesmos argumentos, assim que questionado sobre possíveis irregularidades nos pagamentos dos seus funcionários. Simplesmente esquivou-se, indicando seu Secretário de Administração para prestar os devidos esclarecimentos. Coisa incrível, não é que essa autoridade, alegando estar ocupando esse cargo há pouco tempo, não teria tido tempo suficiente para conhecer o que determina a lei (Será que alguém pode alegar desconhecimento da lei; ou existem exceções?).
Se a lei permite que funcionários recebam altas somas do dinheiro público, como se fossem premiados; porque não indicar alguém que tenha a incumbência para cuidar do cumprimento, para falar sobre o assunto e que tenha capacidade de assessorar autoridades para que tenham segurança na prestação de contas ao povo que os elegeram?
Essa é a triste evidência de que Charles de Gaulle, a quem é atribuída à frase: “O Brasil não é um país sério”, nos leva a uma certeza: o velho general francês, realmente, estava certo!

2 comentários:

  1. Assino embaixo,...isso tem passado do limite!

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale desse negócio de não ver nada! Já passou dos limites. Aqui em BSB os protestos são avassaladores e mesmo assim eles fingem que não Vêem, tudo normal... só estando aqui para ver. Tem dias que é impossível passar pela Esplanada ou perto da residência do Governador Arruda, nas universidades e etc.. e nada, ninguém vê que não somos cegos, afinal. Abração carinhoso.

    ResponderExcluir