quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FIM E INÍCIO DE ANO

Sempre foi assim: aos trezentos e sessenta e cinco dias, ciclo que se repete ano a ano, faz-se retrospectiva e avalia-se o período, levando-se em conta as comemorações de aniversários, formaturas, despedidas para a eternidade de entes queridos, festas juninas, festa natalina e tudo o mais que mereceu nossa avaliação como mudanças de atitude, de residência, de ambiente de trabalho; conhecendo novos colegas, novos vizinhos e novos amigos; o comportamento do tempo: friagem rigorosa no inverno, chuvas torrenciais, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terras, queda de pontes, desabamentos de residências, perdas de vidas, desabrigados, desalojados; secas com perdas de safras, falta de água e poeira. A temperatura chegou alta no verão, trazendo tempestades destrutivas, queda de granizo, ventanias, falta de energia, descargas elétricas da atmosfera e apagões... E pelo mundo afora, as guerras continuaram, maremotos, terremotos, ações criminosas de todas as formas e uma crise econômica assolou todo o planeta, e parecia não ter fim... Vidas e mais vidas se perderam pelas imprudências cometidas no trânsito, nos latrocínios, nos infanticídios, assassinatos por motivos fúteis; enfim uma legião de jovens, adultos e idosos deixou esta vida precocemente...
Acima uma resenha do ano de 2009. E agora, que nos espera 2010? Certamente algumas ocorrências se repetirão, mas gostaríamos que outras não. Desejamos que o ano de 2010 se iniciasse com chuvas para o reabastecimento das nossas fontes, para que a umidade faça o nascer e o crescer das plantas; que o sol continuasse a brilhar para aspergir a luminosidades, iluminar nosso planeta, fornecer energia a todos os viventes e a manter dias e noites distintamente.
Se não fosse querer demais, gostaria que neste ano que se inicia, fosse banida a violência; que se preservasse a vida, que pusesse fim às guerras, que a natureza se acalmasse, pondo fim ao aquecimento global, mantivesse temperatura da terra estática; que não houvesse terremotos, sunames e tempestades; que não houvesse falta de alimento; enfim que prevalecesse o amor, a ternura, as amizades e a justiça.
Esperemos 2010, um ano abençoado por Deus e que toda a humanidade seja alvo dessas benesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário