segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CICLOVIA VERMELHA

Sim, isto mesmo! A cor das ciclovias deve ser padronizada de vermelho? Aquela que existe no calçadão da Praia da Costa tem a coloração de tijolo, cor do barro, esta ainda em construção na Avenida Champagnat é totalmente vermelha. Parece que a cor vermelha me acompanha. Foram um diamante vermelho e recentemente um avião, também rubro. Cheguei a pensar que avião vermelho fosse novidade na literatura. Pesquisando na Internet, encontrei centenas de casos, se não idênticos, mas semelhantes: avião vermelho já não era coisa inédita! O mesmo me aconteceu com o caso do diamante, também vermelho. Nestes dois casos, foi coisa dos meus sonhos que teimam acontecer durante madrugadas afora.
Realmente, a ciclovia da Avenida Champagnat, agora vermelha, ocupa um terço da largura de toda a extensão desse logradouro e uma faixa que, anteriormente, se destinava ao estacionamento de autos, inclusive quando estivessem fazendo cargas e descargas. Vimos que, para dotar essa avenida de ciclovia de mão dupla, comerciantes e moradores da área tiveram pequenos sacrifícios, impedindo paradas e estacionamentos, mas parece que esse progresso trouxe benefícios à população ciclista. Hoje mesmo, pela manhã, era grande o movimento desses veículos de duas rodas: cerca de quatro deles eram vistos a trafegar; enquanto alguns que não chegavam a uma dezena haviam estacionado ao longo da via.
Não se pode julgar o mérito da obra ante a situação atual de uso, porque deve ter sido planejada para o futuro, com base nas estatísticas crescentes do uso de veículos ciclísticos. Nem mesmo a cor que é pintada, porque desconhecemos as normas de padronização dessas vias. Apenas faz-se registro.
Para conhecimento daqueles que não conhecem a Avenida Champagnat, informo que é situada do centro da Cidade de Vila Velha à orla da Praia da Costa, no Estado do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Olá! Passei para desejar um bom dia! Mas, deve ser bela a ciclovia de tijolos vermelhos de Vila Velha. Abraços!!

    ResponderExcluir