domingo, 5 de outubro de 2008

COMUNIDADE N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – P. DA COSTA – V. VELHA
A chegada de frei Hipólito
Hoje, 05.10.2008, pela segunda vez, frei Hipólito, frade franciscano egresso de São Paulo que veio ocupar a vaga deixada por frei Gilmar, transferido para outra paróquia, comparece a esta igreja para celebrar a Eucaristina. Também no pavimento superior da ala construída nos fundos da igreja, onde se realizam reuniões eclesiais e de catequese, neste momento, quatro seções eleitorais recolhem o sufrágio de algumas centenas de eleitores votantes neste pleito eleitoral. São disputadas nesses votos uma vaga de prefeito e dezessete vagas de vereador para o Município de Vila Velha. O movimento das seções eleitorais e a ansiedade sentida pela presença de novo sacerdote na comunidade e a transição climática fizeram deste dia sentir-se o prenúncio de mudanças: A troca de autoridades administrativas municipais e o anúncio da instalação da paróquia deixam em todos estes sentimentos de expectativas do novo e do ainda desconhecido.
Frei Hipólito é um padre exibe a calva rodeada por madeixas alvas como flocos de algodão, demonstrando vitalidade, contrastando com sua aparência madura. Dono de uma voz, daquela típica de locutor, quando fala ao microfone, expressa fielmente cada letra das locuções pronunciadas.
Percebe-se que tanto o padre quanto os dirigentes da comunidade, em apenas dois contatos, não tiveram tempo de dialogar sobre hábitos, especialmente estes realizados nas manhãs de domingo, que sempre foram mais ocupados por cultos destinados às crianças e aos jovens da Perseverança. Disse de cultos destinados às crianças, porém com maciça presença de fiéis da terceira idade. Quanto aos costumes específicos de como este padre conduz as celebrações, cujas características diferem em coisas mínimas, são coisas que, em diálogos breves podem ser equacionadas, o que evitaria desentrosamento. Assim todos se sentiriam a vontade. Vê-se que o padre acumula longa experiência no sacerdócio e demonstra claramente seu desejo de realizar um trabalho pastoral profícuo.

Notícias da instalação da paróquia
A notícia da instalação de uma paróquia na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ecoou na edição de “A Gazeta” do dia 21 de setembro passado, fato meramente de ato da organização administrativa da arquidiocese e de grande repercussão eclesiástica para os moradores da Praia da Costa, que passarão a contar com assistência pastoral efetiva com a constante presença de padre na comunidade.
O lamentável da notícia está na manchete em que o jornal faz insinuação da existência de controvérsias nas opiniões de pessoas entrevistadas, procurando distorcer conteúdos e lançando uma manchete de cunho sensacionalista, assim: “CRIAÇÃO DE NOVA PARÓQUIA DIVIDE OPINIÕES”. Com todo o respeito pelos profissionais que fazem da notícia, instrumento profissional que tem o precípuo objetivo de informar à opinião pública todos e quaisquer acontecimentos; lançar sectarismo não me parece coisa adequada, especialmente quando se trata das coisas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário