terça-feira, 21 de outubro de 2008

ATROPELAMENTOS

Praticamente em todos os dias, os noticiários falados, escritos e televisivos estampam notícias de pessoas atropeladas nas ruas da Grande Vitória e nas vias federais e estaduais que atravessam vilas, povoados e cidades de norte a sul do Estado. E esses eventos atraem sempre multidões de curiosos, enquanto se aguardam por socorro e remoção dessas vítimas, às vezes, fatais. São pequenos carros, autos do transporte coletivo, composições férreas, carretas e motocicletas, que causam esses atropelamentos de pessoas pedestres, motoqueiros e de animais (cães, gatos, muares e eqüinos).
De quem é a maior responsabilidade por esses sinistros? Pedestres idosos e, também, quaisquer outros desatentos, contribuindo, de forma efetiva, os excessos de velocidade e igualmente desatenção dos motoristas condutores.
Quais seriam as causas de tamanha desatenção? Os idosos, embora atentos, têm três causas a serem imputadas: falta de acuidade visual, principalmente aquela que permite calcular a distância em extensão, a audição, freqüentemente diminuída nas faixas etárias mais avançadas e a lentidão da caminhada distorcida entre o que a mente imagina, comparada com a velocidade real diminuída, agravada pela idade. Imagine um surdo, enxergando pouco e caminhando lento, tem três possibilidades de ser colhido por algum veiculo em movimento. Bom até aqui, falou-se especificamente dos idosos exponencialmente vítimas. Mas há indivíduos de idade adulta, jovens adolescentes e crianças, engrossando as estatísticas.
Agora, veja-se o que ocorre com os atropeladores: motoristas de coletivos cansados pelas longas jornadas de trabalho, recursos escassos para honrar compromissos, enfermidades na família, desagregação familiar, sentimento de baixa estima, tornam os indivíduos desatentos e dispersivos. Todos esses fatores associados podem levar à falta de atenção, que quase sempre oferece graves riscos de sinistros, tais como acidentes e atropelamentos. Há, ainda, a imperícia de condutores, quer não executando o trabalho como recomendam as técnicas ou negligenciando, abusam da velocidade regulamentar. Pode ainda existir o agravante do consumo de bebidas alcoólicas quando dirigem. Embora a causa seja rara, não se pode descartar a ocorrência de falha mecânica (quebra de freios e de direção), embora raros.
As notícias recentes deixam a população apreensiva, pois qualquer um de nós, especialmente se estiver na faixa da terceira idade. Portando todo cuidado deve ser tomado, quando qualquer um de nós pedestres, tivermos que dividir a rua com veículos automotores, tenhamos cuidado! E a vocês motoristas e motociclistas: sejam prudentes! Preservem a vida dos pedestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário