terça-feira, 15 de junho de 2010

PÁSSAROS NA PRAIA DA COSTA – VILA VELHA - ES

    Na orla da praia existem pássaros, alguns freqüentam o calçadão, outros passeiam pelas areias na cata dos alimentos: restos de espigas de milho cozido depositadas na areia, cocos verdes partidos e migalhas de pão alimentam os pombos habitantes da praia. Além desses, os pardais, na atualidade, tem população reduzida; algo deva ter-lhes acontecido – falta de alimento ou aves predadoras podem ter se alimentado dos seus ovos ou dos próprios pássaros. Os bem-te-vis são um espetáculo à parte, reproduzindo o som onomatopaico, identificando seus nomes. Vez ou outra aparecem anus pretos e outros da variedade branca, mas a maior sensação ocorre quando as corujas buraqueiras constroem túneis sob a areia a e ali realizam a postura dos ovos, permanecendo em longa vigília aos seus filhotes, às vezes, durante meses.

Ultimamente apareceram algumas rolas visitando locais onde se deposita o lixo doméstico na procura de restos de comida que lhes sirvam de alimento. Visto do alto do nosso prédio, algumas rolinhas freqüentavam o local do lixo; mas de repente morador resolveu colocar canjiquinha de milho numa jardineira e, aos poucos, apareceram alguns desses pássaros e com a reiterada colocação do alimento, hoje, a partir das nove horas, uma nuvem desses pássaros vem em busca do alimento, sempre ali colocado à disposição. Imagino que com essa fartura de alimento, essas pequenas rolas terão sua fertilidade aumentada, vindo, como consequência o aumento de sua população.

Nas duas jardineiras postada ao longo da nossa varanda há algumas plantas, dentre as quais uma flor que denominam "Maria sem vergonha". Por quê? Dizem por que tal planta não escolhe lugar... Pois bem suas flores, sempre presentes já receberam visitas de colibris e foi visto, apenas uma vez, tal de "caga sebo", abelhas negras chamadas de "Cachorras" (esses insetos silvestres, quando tocadas em suas colméias, costumam emaranharem-se nos cabelos das pessoas) e, também, borboletas negras, sugando o néctar das flores e assim como os beija flores têm a função de polinizar para que as plantas se reproduzam.

Além de tal flor, brotaram uma pimenteira da variedade malagueta e dois exemplares da planta aromática manjericão. As flores desta também são visitadas pelos colibris, abelhas e borboletas, mas a sensação fica por conta de um bem-te-vi que, uma vez ao dia, vem se alimentar de algumas pimentas, atualmente maduras, conforme se pode verificar por sua coloração vermelha. Este bem-te-vi, apesar de existirem muitos habitando árvores de toda a região, parece que não convida seus semelhantes para se refestelarem com as nossas pimentas. Eu sabia que esta variedade de pimenta é alimento predileto dessa ave; cheguei, mesmo a comentar o assunto. Pois, saibam: nossa pimenteira pertence, mesmo, aos bem-te-vis.

A presença das rolinhas tem horários predeterminados: uma às nove horas e outro, impreterivelmente, às dezesseis horas. Hoje, por acaso duas dessas aves estiveram visitando minha suíte.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário