sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VERÃO NA PRAIA DA COSTA - ES

Depois dos alagamentos das principais vias de Vila Velha, (ES), ocorridos durante as chuvas do final de ano, o sol voltou a brilhar intensamente, desde os derradeiros dias de 2008 a este início de fevereiro de 2009.
Afora a buraqueira em toda a cidade, causada por obras inacabadas e agravadas por chuvas intensas acima da média, ocorridos no final de 2008, aos poucos a vida, nesta cidade volta ao normal para esta época do ano. As praias desde o Clube Libanês a Coqueiral de Itaparica se tornaram verdadeiro formigueiro.
Como ocorreu em todos os municípios, em primeiro de janeiro tomou posse nosso prefeito eleito. Ele, agora, é o prefeito de todos os vilavelhenses, quer tenham votado nele ou não, quer tenham feito campanha e em favor ou contra. Neucimar Fraga será nosso prefeito durante os próximos quatro anos ou por outro período idêntico. A partir de agora, Neucimar é nosso melhor prefeito, nele depositamos nossas esperanças para que faça de Vila Velha nossa melhor morada.
Somando-se a tudo isso, sempre no início de cada ano ocorrem megaeventos na faixa litorânea da Praia da Costa. Os carnavais fora de época foram abolidos há algum tempo. Era comum nesses eventos ocorrerem atos de vandalismo, como forma de extravasar a alegria, que tais festejos causam na população apreciadora. Felizmente isso é coisa pretérita.
Outros megaeventos ocorreram, a exemplo dos shows do “Jesus Vida Verão”, feiras, exposições e torneios de esportes coletivos nas areias da praia, tudo contribuindo para criar situações caóticas, quer sejam elas no trânsito de uma cidade que não foi planejada para receber a maior massa populacional das cidades capixabas. Esses eventos trazem personalidades artísticas, que por si sós, são capazes de atrair grande público. E neste ano e a cada ano o público tende a aumentar, graças à fama da boa qualidade dos eventos.
Apesar de reclamações da população residente neste bairro, que sofre com os tumultos no trânsito, sonorizações com excessivos decibéis, incomodando principalmente idosos inativos, que escolheram o bairro Praia da Costa para o descanso a que tem direito, após longos anos de trabalho. Mas a juventude pensa diferente – o que importa para estes é a diversão. Refletindo racionalmente é possível observar-se, no caso do evento Jesus Vida Verão, existe uma espécie de revanchismo radical, que valoriza a posição contrária de muitos como se fosse intolerância de católicos por causa do acontecimento ser de iniciativa de cristãos evangélicos. Isto não é verdade. Jamais se viu, nos templos católicos, qualquer menção ou insinuação que visasse acusação, responsabilizando esta, essa ou aquela entidade religiosa pelos transtornos que o evento Jesus Vida Verão causa aos moradores da Praia da Costa, graças ao sucesso do empreendimento. O que se sente é que o bairro Praia da Costa não comporta tamanhos acontecimentos. É louvável a iniciativa de que organiza e presta à comunidade encontro de tamanha magnitude. Não devo esquecer de que quem critica algo tem o dever de contribuir com sugestões capazes de solucionar ou minimizar os efeitos negativos deste e de outros eventos que atraiam público maciço.
A Associação dos Moradores da Praia da Costa vem debatendo e oportunizando diálogo e estudos que visem equacionar esta questão. Muitos moradores protestam e, a cada ano, o evento se torna maior e mais significativo graças à aceitação por parte da população da Grande Vitória, que comparece e prestigia o evento.

Um comentário:

  1. Apesar de ser Cristão Protestante, também faço coro junto aos contrários da Realização do "Jesus Vida Verão" nas areias da Praia da Costa; aliás, sempre fui contra! Sei que a liberdade de expressão é preceito constitucional e que a "carta magna" do nosso país protege em muitos pontos a feitura de tal evento. Contudo, sou partidário da seguinte idéia: " O meu direito acaba quando se inicia o do outro"! A liberdade de Culto, de Manifestação e de Expressão que se percebe, de fato, esbarra em outro direito/garantia fundamental (Cláusula Pétrea e, portanto, irrevogável, irrenunciável): " A liberdade de ir e vir", que fica sobremaneira limitada em dias de Jesus Vida Verão. A Praia da Costa, felizmente e infelizmente, foi projetada pra ser uma praia provinciana, de fato não suporta eventos de tal magnitude! Vou mais longe: e se acaso algum morador dos prédios localizados de frente para praia enfartar? Passar mal? Como uma ambulância do SAMU/192 ou resgate dos Bombeiros Chegará em tempo hábil de prestar o Devido Socorro? Apresento a seguinte solução: Que Neucimar transforme o parque da Prainha em um local plano e que o Jesus Vida Verão seja tranferido para lá!
    Parabéns pelo artigo vô! A cada ano que passa fica mais latente a relocalização do "JVV" em Vila Velha!
    Arlan Taufner!

    ResponderExcluir