sábado, 15 de novembro de 2008

VÁRZEA ALEGRE EXISTE?

Sim, existe e está localizada no Distrito Alto Santa Maria e é o nome que empresta à sua sede, distrito que se localiza no sudoeste do Município de Santa Teresa. Através dos contornos em que o município tem Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã como municípios limítrofes. A localidade tem paisagens de beleza exuberante como destaque as magníficas vistas da Pedra da Onça, da Pedra Paulista, da Pedra do Charuto, das montanhas do toma Vento, das Pedreiras do Canudo, da Cachoeira do Rio Santa Maria, da Igreja de Santo Antônio e da própria área urbana localizada no centro de grande bacia côncava, cujas beiradas descortinam montanhas contínuas no seu entorno.
Das baixadas às montanhas que cercam a localidade lhe conferindo rara beleza, os imensos cafezais da variedade “conilon”, lhe emprestam um imenso tapete verde entrecortado por inúmeras residências que sediam os minifúndios totalmente cultivados. As diversas culturas, com destaque para plantios de tomateiros, cereais e pequenas pastagens. Tudo se ligando como se fosse grande e multicolorido quebra cabeças.
A sede conta com igreja, vários estabelecimentos comerciais, escolas e uma moderna praça para a prática de esportes. Para uma visão materializada, juntam-se fotos de vários ângulos da localidade de VÁRZEA ALEGRE, tendo a Rodovia ES 452, moderna e recém pavimentada rodovia, por onde se pode chegar à localidade.
Várzea Alegre existe, também, na história de pioneiros, de tempos difíceis, de tempos de fatura, de heróis, de personagens tornados famosos e por muito mais. E ainda: brevemente estaremos lançando um livro relatando a história feita por esta comunidade, seus feitos em prol do Município de Santa Teresa e do Estado do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário