quarta-feira, 26 de novembro de 2008

EXISTE ÁGUA NO SUBSOLO DE VILA VELHA?

Possibilidades existem, dependendo do local que se perfurem poços. Se a perfuração localizar algum abismo entre os rochedos que afloram tanto no mar quando no solo das baixadas sedimentares de Vila Velha, é possível que se encontre grande quantidade de água dessa proveniente do mar, que se infiltra pela porosidade do terreno; a qualidade não deve ser das melhores, pois é possível a existência de alta salinidade e restos orgânicos de origem vegetal e animal (fito-biológicos e zoobilógicos originários do ecossistema superficial, hoje depositado), cujas matérias confiram à água existente inclusões de impurezas, como a exacerbada presença de compostos nitrogenados que as tornariam impróprias do ponto de vista da potabilidade. Essas reservas hídricas poderiam servir ao uso como elemento de irrigação para plantas paisagísticas e para uso nas ações de limpeza de ruas, praças, ginásios de esportes e de pátios de estabelecimentos comerciais e industriais. Isso causaria uma economia de água tratada, desperdiçada nessas aplicações, o que encarece e baixa oferta de produto próprio ao consumo humano.
Se poços perfurados em camadas profundas localizarem lençóis de água, de água abaixo de camadas rochosas de arenitos fundidos com óxidos metálicos tais como ferro e alumínio, existe a possibilidade de ser encontrada água de qualidade potável e em quantidades suficientes para substituir parcial ou totalmente a água que hoje é oferecida proveniente dos rios Jucu, Marinho e Santa Maria. Também os municípios de Cariacica e de Serra têm chances de concorrer com as potencialidades hídricas do Município de Vila Velha, através de perfurações profundas no subsolo, tendo estes dois municípios chances de produzirem água de melhor qualidade.
Voltando a Vila Velha, nessas terras, quanto mais profundos os poços perfurados, além de água de boa qualidade, podem ser descobertas águas impregnadas de substâncias tóxicas de origem mineral, como é comum a existência de altos teores de arsênicos nesses lençóis freáticos profundos desde o extremo sul da América ao extremo norte da América do Norte. Há, ainda, a possibilidade de ser encontrado algum poço de petróleo, devido existir reservas de óleo na plataforma oceânica, não se podendo descartar sua existência também na plataforma continental.
Se prospecções experimentais localizarem águas quantitativa e qualitativamente viáveis, isto poderá solucionar a demanda por água com o crescimento vegetativo populacional da Grande Vitória. E isto, segundo projeções estatísticas de estudos, em médio prazo, remete estudos para a busca de água na Bacia dos Reis Magos, no Município de Fundão e na Bacia do Rio Piraqueaçu, no Município de Aracruz. Se nenhuma das hipóteses se tornarem viáveis, a solução para o abastecimento de água da região virá através da dessalinização da água do mar, através de grandes empreendimentos públicos ou de micro, pequenos e médios serviços para o abastecimento setorizado, quer sejam de iniciativa, tanto do poder público quanto da iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário