sexta-feira, 28 de novembro de 2008

VÁRZEA ALEGRE EXISTE MESMO!

Esta Várzea Alegre à qual me refiro existe: é o nome da sede do Distrito Alto Santa Maria, Município de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo. O distrito tem o nome Santa Maria porque se localiza nas cabeceiras desse curso d’água que chega ao Rio Doce na cidade de Colatina.
Várzea Alegre já produziu, tanto nas montanhas que a cercam, como nas várzeas que lhe emprestam o nome, gemas preciosas como águas-marinhas, ametistas, crisoberilos, granadas, morganitas; quartzos citrino, morion e hialino; pedra da lua, brasilianitas, piritas e fluoritas, e outras ainda por descobrir. Sobre as jazidas já prospectadas e as que ainda podem existir, o assunto é abordado no livro “A Pedra da Onça – Jazidas, lavras e garimpos no Espírito Santo”, que, além de muitas localidades citadas, Várzea Alegre ocupa lugar de destaque também por muitos garimpeiros que apenas sonharam e outros que alcançaram fortuna.
Mas esta terra tem outras riquezas: a beleza de suas paisagens pode ser vista de quaisquer ângulos das cadeias que a cercam e a fazem se parecer com uma imensa bacia côncava repleta dos verdes dos cafezais entrecortados por polígonos ocupados por outros cultivares (cereais, leguminosas, tubérculos, hortaliças e outros), por alguns trechos de mata atlântica e pelo granito de espécies nobres.
A maior riqueza de Várzea Alegre está implícita na sua população, na sua história de localidade que esteve praticamente isolado por cerca de um século, isolamento rompido a partir do início da década de 1950, quando agricultores se dedicavam aos sábados no trabalho braçal extra para a construção de uma estrada rudimentar para que os primeiros veículos auto motorizados chegassem à localidade. E assim não parou mais, até que, em 2005, foi decidido pelo governo estadual construir um moderno segmento de 17,5 quilômetros da rodovia ES-452, ligando Santo Antônio do Canaã a Várzea Alegre, obra que se encontra concluída, aguardando inauguração. Agora, Várzea Alegre se encontra devidamente integrada por moderna via pavimentada. Isto permite que produza mais, seja visitada e conhecida; a fama que possa atrair o interesse de mais visitantes, mais compradores de seus produtos depende da criatividade de que Várzea Alegre ofereça atrativos capazes de aguçar interesses diversos: atrativos gastronômicos, de lazer, de cultura, de matérias primas, de produtos industrializados, enfim. Tudo agora depende da população descruzar os braços, arregaçar as mangas e colocar mãos à obra para fazer coisas diferentes, desejadas, raras e notórias. Não há mais motivo para alegar falta de comunicação, de transportes, pois tudo ficou mais próximo e ágil.
Agora a decisão de alavancar o progresso da comunidade depende de cada um dos habitantes de Várzea Alegre; não bastando ter meios de transportes ágeis e seguros; é preciso tomar iniciativas, tais como incrementar a produção agrícola, fomentar o agro turismo, planejar e implementar empreendimentos que criem postos de trabalho, não só para evitar o êxodo rural, como também para servir de atrativo para a migração de trabalhadores, propiciando o crescimento demográfico de tal modo que venham desfrutar do progresso que se desenha neste futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário