quarta-feira, 30 de julho de 2008

RESUMO DE LIVRO

RESUMO DO LIVRO MEMÓRIAS... 2ª EDIÇÃO
Nasci em 15.03.1942 na localidade de Sossego, Município de Itaguaçu, hoje pertence ao Município de Itarana, localidade que era conhecida como Figueira de Santa Joana. Isso aconteceu na casa dos meus nonos maternos, porque meu pai estava a serviço do Exército, durante a Segunda Guerra Mundial.
Assim que meu pai retornou, ele nos levou para Várzea Alegre para residirmos junto com os nonos Quinto e Ágata, por pouco tempo. Logo nos mudamos para uma propriedade agrícola situada em Santo Hilário, nas proximidades da Barra do Rio Perdido. Nessa localidade, nossa moradia durou pouco e logo estávamos de volta a Várzea Alegre. O período de moradia em Várzea Alegre foi marcado pela convivência com os tios e os primos – uma infância de muitas e boas recordações, desde o lazer, o carinho recebido dos tios, do Nono Quinto, da Nona Ágata, da Tia Darcisa, dos tios Orlando, Octávio, Estevão, Epifânio, Júlio, Dário e Eugênio; a convivência com os primos Agostinho, Lourdes, Anízio, Zoraide, Ayres, Izabel e Senair – um tempo em que se sente a nostalgia de coisas da vida simples da roça como brincar de carrinhos, pescar e tomar banhos no Riacho Canudo nos poços de águas límpidas formados pela ação das enchentes causadas pelas chuvas antecedidas, quase sempre, por temporais de muitos relâmpagos, trovões e ventanias.
Meu período escolar do curso primário iniciou-se numa escola singular quando completei nove anos. Caminhava-se até o Patrimônio de Várzea Alegre descalço, sentindo a terra seca em brasa naqueles dias ensolarados ou nos lamaçais escorregadios em dias de chuva. Não era raro, a gente derramar acidentalmente aqueles tinteiros onde se molhavam as penas das canetas, tingindo de azul tanto as carteiras quanto as blusas brancas dos uniformes; os meninos com calças azuis marinho e as meninas com saias vermelhas pregueadas.
Esse tempo passou com a lentidão das coisas antigas; com a mudança dos meus tios para outras terras, com a minha partida para o Seminário Seráfico São Francisco de Assis – um internato onde conclui o curso primário e parte do ginasial. Continuei meus estudos, durante um ano no Ginásio Teresense e outro na Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Não conclui o curso ginasial porque passei a trabalhar na farmácia que meu pai se associara a João Romélio Zonta, em várzea Alegre. Depois, tornei-me titular desse posto de socorro farmacêutico; perdemos nossa mãe prematuramente em 1960. No ano seguinte casei-me e, em 1962, Domingos nasceu. Nesses tempos difíceis, Edgard nasceu em 1965, ano em que nos mudamos para Fundão para uma curta moradia até 1966. Novamente em Várzea Alegre residimos na nossa antiga propriedade na companhia do Nono Quinto e da Nona Ágata que, um após outro faleceram.
Em 1968 nos mudamos para Colatina, onde fiz concurso para disputar emprego no INPPS, obtendo notas classificatórias para ocupar esse emprego público. Antes de se concretizar minha nomeação, trabalhei por algum tempo como escriturário numa empresa que produzia artefatos de cobre, vendia e instalava radiadores em veículos refrigerados a água. Fiquei por vários meses desempregado, conseguindo emprego numa farmácia até que chegasse minha nomeação em 1969 para assumir emprego no INPS. Um ano após a nomeação já conseguia ocupar uma chefia de serviço no Instituto, concluía o primeiro grau através de um supletivo, na época, chamado “Artigo 99”. Essa conclusão me permitiu matricular-me no Colégio Thelmo Motta Costa, onde concluí o segundo grau profissionalizante como Técnico em Contabilidade em 1973. Prestei vestibular e me matriculei no curso de ciências contábeis, colando grau no final de ano de 1977. Residi em Colatina de 1968 a 1977, ano em que nos despedimos dessa cidade, levando comigo experiências profissionais, experiências de vida, de convivência com vizinhos, com colegas de trabalho, colegas de acadêmicos. Os conhecimentos acrescentados nesta cidade valeram-me enfrentar novos desafios na Capital a partir de 1977, quando finalizo este texto, considerando-o como segunda edição. Outra parte brevemente também será publicada num livro independente, mas integrante da série “Memórias”. Este será o livro “Memórias III – 30 anos em Vila Velha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário