domingo, 13 de julho de 2008

CASARÃO DA FAMÍLIA LIMA PEDE SOCORRO


As famílias Lima e Damascena, ambas originárias dos imigrantes lusos brasileiros procedentes de Campos de Goitacazes, Rio de Janeiro, colonizadores pioneiros de glebas de terras chamadas pelos antigos de Sesmarias, tinham como sedes das terras dos Lima, local em que funcionou o comércio de Luiz Lima, casado com Maria Corteletti, pais de Norberto, Oscar, Mário, Geraldo Lima e..., é este casarão localizado a frente da residência de Hilton Corteletti. A sede da sesmaria do patriarca João Damascena era um casarão (creio de tenha sido mais antigo) localizado na sede de nossa propriedade situada
Foto do casarão da família Lima
na barra do riacho “Canudo”; lamentavelmente demolida e apagada sua memória histórica para sempre.
Quando o progresso bate as portas de Várzea Alegre, é natural que a juventude tenha anseios por conhecer fatos históricos dos antepassados, mas com a demolição da sede dos Damascenos e a possibilidade de que também a sede da família dos descendentes de João Lima tenha destino idêntico, me vejo no dever de alertar a quem interessar possa que a destruição de tão importante monumento da memória da colonização de Várzea Alegre, localidade jurisdicionada ao Município de Santa Teresa, PEDE SOCORRO para que esse marco de memória não seja destruído e sepultado definitivamente.
Esse casarão não representa uma construção tosca; é na verdade sólida edificação que, nem todas as agressões sofridas foram capazes de destruí-lo.
Quanto à sede da família Damascena, que representa marco de minhas memórias registradas no livro “Memórias – 2ª edição, eu cuidei de trazer sua imagem existente na minha memória através de um desenho tosco de minha autoria. Assim fiz o resgate de imagem residual, que pessoas antigas poderão testemunhar o valor histórico dessa edificação centenária. Para demonstrar o estado lastimável que um local que há algum tempo deixou-se impregnar por antigas emoções.
Esse casarão, que teria sido construído em fins do IXX ou início do XX foi sede da sesmaria e ponto comercial da família Lima, descendentes de luso brasileiros provenientes de Campos de Goitacazes – RJ.
Várzea Alegre dista 35 quilômetros da Cidade de Santa Teresa, município a que é jurisdicionada. Com a ligação asfáltica em construção estará ligada a Patrimônio de Santo Antônio do Canaã por 17 quilômetros de moderna pista pavimentada. Tal estrada com cobertura asfáltica propiciará, já nos próximos dias, incentivo ao progresso para as localidades servidas, trazendo comodidade e facilidade na escoação de produção agrícola diversificada da região de Várzea Alegre, trazendo economia e agilidade à saída das mercadorias para os centros consumidores.
A rodovia citada acima, exibe a fase final das obras, faltando apenas alguns trechos de meios fios e sinalizações horizontais e verticais para, brevemente, ser inaugurada. Concluída essa via, Várzea Alegre experimentará ciclo de progresso nunca visto. Justamente neste momento o casarão da família Lima corre o risco de desaparecer para sempre. Com este manifesto pessoal lanço a semente para que esse imóvel seja preservado, restaurado e convertido numa casa de cultura ou algo que venha exibir utilidade pública. Se você for alguém descendente dessa família Lima, ou se deseja preservar um patrimônio que pertence a história, ainda é tempo de descruzar os braços, arregaçar as mangas e por mãos à obra. Participe, difundindo esta idéia,

2 comentários:

  1. Como neto de Mario lima,creio que muito importante
    não apenas familiares como também a sociedade e órgãos competentes que se unem para a preservação desse patrimônio que pertence a todos.

    ResponderExcluir
  2. Apenas hoje, 6 anos após a postagem deste texto, é que estou lendo ele pela primeira vez. Achei extremamente interessante. Não sei como está a situação do Casarão da Familia Lima, que inclusive é minha familia, mas estamos procurando reunir um número de informações significativas acerca do vô João Lima e de como se iniciou sua história no distrito de Várzea Alegre. Estamos promovendo o 1º encontro de nossa família e gostaria que meus parentes tivessem acesso a essas informações, afinal de contas é a História de todos nós.
    O texto escrito acima pelo Sr. Idomar Taufner é riquíssimo. Caso vocês tenham mais alguma informação sobre a família ou o casarão que possam nos passar, agradecemos de todo coração. E desde já agradecemos muito pelas palavras acima escritas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir