segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

QUE CALOR!

Se não bastasse esses quase quatro meses sem chuvas neste Estado do Espírito Santo, o sol continua escaldante, parecendo que enxuga todos os líquidos das plantas, torna a terra seca e esturricada. Até onde este clima nos levará?
Quando aparecem nuvens, indicando que a umidade relativa do ar se eleva, aumenta a pressão que ao vapor se dá como causa, a sensação de quentura é, ainda, maior.
Vê-se que gramados, inicialmente amarelados, exibem agora, tons escuros do marrom e não deve tardar que o colorido se mude unicamente pela cor da terra nua. Nos locais em que nas montanhas pedregosas, a camada de terra é menos profunda, árvores e relva têm sorte idêntica aos gramados e se, acidentalmente, alguém jogar uma ponta de cigarro ou, mesmo o reflexo metálico de uma lata qualquer, incidindo sobre essa vegetação seca, incêndios e mais incêndios poderão acontecer – fato comum pelo mundo afora - quando ocorrem situações semelhantes, às vezes não sendo raro, as labaredas atingirem habitações próximas.
Mas se toda essa secura e o calor escaldante, exacerbados, geram desconforto, incerteza e mal-estar e presságio de que venha a faltar água, podendo chegar a ponto de secar nossas torneiras...
Outra mazela dessa anomalia climática resulta, também pela falta de água, na escassez de produção de vegetais e animais no campo. Além da falta de água, faltarão, também, os alimentos indispensáveis à manutenção da vida de animais e de seres humanos. Claro que isso é óbvio; mas, na medida que o mal avança, não faltam motivos para inquietação.
Mas, por outro lado, se vierem acontecer chuvas na intensidade, conforme ocorrido nos estados da região centro sul, poderão acarretar ao Estado do Espírito Santo, grandes prejuízos decorrentes de deslizamentos de terras, chuvas de ganizo, inundações, soterramento de habitações perdas de vidas e de safras. Não se pode estar seguro neste município de Vila Velha, se o Rio Jucu vier a receber águas dos seus afluentes originários das montanhas, proporcionais àquelas ocorridas no sul. Esta cidade poderá ser atingida por inundação calamitosa.
Por enquanto, convive-se com falta de precipitações pluviométricas e com todo esse calor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário