quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

QUE CALOR II!

E, o calor continua... Um “céu de brigadeiro”, completamente límpido, sol brilhando o tempo todo, com temperaturas se aproximando dos 40 graus. Este é o nosso quadro climático atual.
Fica difícil para sair-se às ruas, mesmo com a cabeça protegida por bonés ou chapéus, a intensidade da luz solar causa grande desconforto, mas tudo piora a partir das dez horas, atingindo o ápice no período que vai das 12 às quatorze horas – lapso de tempo em que a gradação dos raios ultra violeta atinge o nível 14; depois o astro rei brilha intensamente até às dezesseis horas ou mais... Onde já se viu? Muitas pessoas dizem estar protegidas com bloqueadores de raios solares; fazem-no a conselho dos médicos dermatologistas para que não danifiquem a pele e não a exponham a radiações, capazes de provocar cânceres de pele, especialmente do terrível melanoma.
Antigamente, não sei se também aqui na cidade grande o costume de usar guardas sóis, era coisa comum. Lá no interior onde a gente morava, quando chovia, chamavam-nos de guarda-chuvas e para isso é que serviam. Hoje, não sei se é verdadeiro, já não se vêm pessoas utilizando guardas sois. Será porque se perde a elegância pelo preço de expor-se a saúde? De qualquer forma, sugiro que senhoras e senhoritas, no momento que caminham, abram suas bolsas e retirem suas sombrinhas para se tornarem guardas sois. Aos Senhores, rapazes e adolescentes, que portem seus guarda-chuvas e façam deles, pelo uso, guardas sois. Tenho certeza que, embora as pessoas percam um pouco da elegância, sua saúde sairá ganhadora.
Uma notícia alentadora foi transmitida no programa diário “Globo Rural”, de hoje, dando conta que choverá significativamente no Estado do Espírito Santo nos próximos seis dias. Aguardemos para ver, quanto ao calor, nada se comentou. Certamente permanecerá tal como vem ocorrendo nesses quatro últimos meses. E, segundo nossa experiência, o mês de março é o mais quente do ano, rentando-nos, ainda, mais de um mês de muito calor. Depois que venha o inverno, quem sabe se, também, além de temperaturas amenas traga a chuva aguardada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário