quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IRREGULARIDADES NAS RUAS DE VILA VELHA

As obras de recuperação dos pisos das ruas, calçadas para pedestres, retirada de árvores nocivas em meio às calçadas, colocação de tampas nas caixas das galerias pluviais, das caixas de passagem de fios telefônicos, de redes elétricas, de água, de esgotos e de canteiros de obras por toda parte dão à cidade de Vila Velha verdadeira paisagem lunar, com direito a inúmeras e imensas crateras.
Lembrar que, daqui a alguns dias ou meses, teremos ruas asfaltadas isentas de irregularidades, de buracos, de ressaltos, de árvores nocivas a exibir raízes destrutoras de calçadas, entupidoras de dutos de água, de galerias pluviais e todos os fossos dessas redes, ostentando tampas niveladas. Desta forma, não haverá desníveis, nem obstáculos, nem saídas abertas para que alguém caia, nem tropece nas irregularidades do solo das ruas de Vila Velha.
Se caírem chuvas intensas nesta primavera e no próximo verão, todas as obras de reurbanização terão que ser postergadas. Que bom! Assim, teremos aumento da produção de água, reabastecendo os lençóis freáticos, propiciando umidade para as plantas cultivadas pelos produtores rurais. Bom também, porque teremos que conviver com ruas esburacadas, inundadas por mais tempo. Disse bom porque podemos perceber que a população aprendeu a conviver com ruas desniveladas, esburacadas, calçadas irregulares, árvores que expandem suas raízes quebrando e levantando os pisos. Com isto criam obstáculos. À primeira vista, essas irregularidades deveriam provocar quedas, mas não é o que vem acontecendo: pedestres conhecedores das armadilhas que os espreitam por todas as ruas, calçadas, tampas de bueiros, de galerias, raízes de árvores expostas por toda parte. Isso tudo reduziu drasticamente o número de acidentes, como quedas, caídas em buracos e outros, por causa do aprendizado que tornaram as pessoas cautelosas.
Assim que concluídas essas obras de recuperação das vias urbanas de Vila velha, novamente pedestres, confiando na perfeição das vias, transitarão seguros e, com certeza, poderão ocorrer maior número de quedas. Aí, sim! Sentiremos saudades de quando as ruas de Vila Velha ostentavam buracos, desníveis e outras irregularidades. Agora todo cuidado é pouco: qualquer descuido e os cidadãos estarão literalmente no chão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário