sábado, 19 de setembro de 2009

COQUEIROS, COQUEIROS, SÓ COQUEIROS...

Pelo jeito que vão as coisas, Praia da Costa será um nome nostálgico, do tempo em que havia areia, diversidade de árvores, até castanheiras havia. Hoje, melhor: amanhã ou depois de amanhã, poderá ser nomeada a “Praia do Coqueiral” ou, ainda, do “Cocal”, das “Palmeiras”, das “Palmáceas” ou coisa equivalente.
Enquanto ecoam notícias de que castanheiras e outras árvores “nocivas” à praia serão substituídas por coqueiros, já não temos dúvidas, pois, a cada manhã, se vêem coqueiros e mais coqueiros transplantados, já como árvores adultas, a exibirem nos troncos sinais de desnutrição e desidratação e repletos de cicatrizes causadas por brocas e pelos anéis deixados pelas marcas das folhagens caídas. Deixam-nos a certeza de que se trata de velhas palmeiras arrancadas de um sítio qualquer por alguém, que, sentindo os resultados improdutivos desses vegetais, os erradicam e os doam à municipalidade de Vila Velha, a fim de que sobrevivam, emoldurando as orlas da Praia da Costa, de Itapoã, de Itaparica (esta voltará ao “status” de “Coqueiral", conforme foi conhecida há alguns anos), indo adiante para outras praias...
Pobres plantas! Retiradas à força do seu habitat, sentem os sinais da fome e da sede Para alcançarem nutrientes e água, na medida em que desenvolvem tentáculos radiculares, demonstram todo o sofrimento expresso nos sinais aparentes de dores e de desnutrição. Muitas sobreviverão e ainda, depois desse desterro, vicejarão belas e esguias, oferecendo deleite visual aos frequentadores destas nossas praias, podendo bronzearem-se a bel-prazer sob o sol que não tem mais o obstáculo, principalmente, das frondosas castanheiras, retiradas há algum tempo para sorte dos coqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário