segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COQUEIROS, CASTANHEIRAS, AROEIRAS E...

Recentemente, deram-me notícia de que, a partir de agora, árvores, arbustos, bromélias, ramagens, relvas e demais vegetais conviverão harmonicamente, tanto nos canteiros postados no calçadão, quanto naquelas vicejantes em segmentos de areia da nossa praia. Agora sim, castanheiras sombrearão, abrigando banhistas, pássaros e insetos arbóreos; todos terão convivência junto com as novas palmeiras. Disto resultando harmonia de vidas vegetal e animal. Coqueiros e palmas silvestres farão parte da diversidade arbórea da Praia da Costa, fazendo-lhe ornamentação, enquanto emprestam contraste às folhagens, exibindo palmas açoitadas pela força, ora da brisa mansa, ora do vigor dos fortes ventos.
Nada mais justo que, árvores e outros vegetais originários da restinga litorânea se juntem a essências da mata atlântica, a espécimes oriundas do cerrado, da caatinga, da floresta amazônica, das savanas africanas, das estepes russas, das essências da exótica vegetação oriental. Isto quer dizer que, também, na Praia da Costa, a diversidade de espécimes vegetais oriundas das remotas regiões do planeta venham fazer aqui um ecossistema sui generis, merecendo nossa aprovação e aplausos.
Várias pessoas, algumas conhecidas, outras não conhecidas; todas me davam essas notícias e me parabenizavam por nossas vitórias alcançadas na proteção e na conservação de toda a riqueza botânica que ornamenta nossa orla. Bem que essas coisas poderiam ser verdade; talvez o sejam ao menos ao longo dessa madrugada. Daqui a alguns instantes, eu farei a caminhada matinal e poderei constatar se procedem essas notícias!

2 comentários:

  1. Olá Sr. Idoma, nós soteropolitanos tambrém estamos esperando a proessa de que Salvador tenha mudanças em sua estrutura de renovação dos ambientes naturais, sendo instalados várrios canteiros e praças e a renovação das existetes inclusive a orla da cidade. O desmatamento e a degradação são visivéis em toda a cidade, só espero que não seja uma promessa dos policos existente e os que querem aparecer na próxima eleição!. Como recebemos alguns deles a pouco tempo ficamos desconfiados, que bom seria que esta mudança se tornarce uma realidade!
    Parabéns pelo postrs e pelo lembrança a respeito deste assunto.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe por ter engolido o r do seu nome!
    Sr. Idomar.

    ResponderExcluir