segunda-feira, 6 de julho de 2009

XAROPE

Nome genérico para solução de sacarose em água, que pode ser usada como excipiente nas formulações farmacêuticas medicamentosas, ou, ainda, em sentido figurado, para indicar pessoa inconveniente (pegajosa, cansativa, enjoada). Daí vem: xaropada, xaropar, xaropear e xaroposo.
Xarope serve como nome de farmácia? Sim! Desta vez serviu mesmo! Vi isto quando atravessava a Avenida Princesa Isabel, no centro de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. Os proprietários desse estabelecimento, meus amigos Regina e seu esposo conhecido por nós como “Nono”, lá estavam, atendendo ao balcão como o fazem na Farmácia Regina, localizada no centro da cidade de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo.
Por que meus amigos teriam optado por estabelecer-se no centro de Vitória e utilizar o nome “Xarope” para seu estabelecimento? Certamente teriam algum motivo especial -, ou, simplesmente se viram obrigados a migrar para a Capital, como opção para expandir o negócio farmacêutico. Certo é que eu não tinha dúvidas: eram eles mesmos!
Hoje não sei, mas antigamente ali naquele local era ponto estratégico para estabelecer-se com farmácia, pois em todo o centro da cidade de Vitória existiam consultórios médicos e, também, o ambulatório do extinto INAMPS que era localizado ali adiante, na Praça Costa Pereira. Com essa presença maciça de médicos no entorno, havia receitas médicas a aviar, em quantidades significativas.
Se ainda não existe, de fato, estabelecimentos farmacêuticos que se utilizem deste nome para identificarem suas boticas, este fato deveria, no mínimo, ser sugestivo, podendo surgir “Farmácias Xarope”, “Drogarias Xarope” e derivações.
Será que meus amigos, atualmente, se utilizam desse nome para seu estabelecimento localizado em Santa Teresa? Bem que pensei: quando tiver oportunidade de passar por lá, confiro isso pessoalmente.
Durante a madrugada perambulei pela Grande Vitória, ora no meu carro, ora de táxi e, mesmo, de ônibus, e tive oportunidade de me encontrar com conhecidos e amigos, que outrora foram meus colegas e vizinhos nas cidades de Itarana, Fundão e Colatina. Esses devaneios realizados durante madrugas fazem-me voltar ao encontro desses velhos conhecidos, alguns deles até fizeram sua viagem derradeira para o outro lado, onde o tempo é eterno.
Não consegui esquecer-me desse nome “Xarope”, colocado na parte frontal da farmácia dos meus amigos. O título, expresso em grandes caracteres tinha como destaque o “X” de xarope, colocado em destaque num círculo luminoso de neon em circunferências luminosas e multicoloridas.
Ao acordar pela manhã, senti que fora um devaneio fantasioso; mas bem que poderia ser verdade. Não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário