terça-feira, 28 de julho de 2009

MUITO LIXO!

Há meses, uma notícia reiteradamente publicada pelos jornais Brasil afora, me deixa intrigado. Intrigado! Nem tanto! Falar sobre lixo deixa algo de bom? Certo é que algumas empresas brasileiras importaram diretamente da Inglaterra quase uma centena de contêineres, que dizem ser apenas lixo. Será isto, verdade?
Pensando bem, a remessa do lixo foi através de processo de importação? Teria sido uma compra ou mera doação? E que tipo de lixo? Materiais recicláveis? Insumos para a produção de fertilizantes? Seria uma mera prestação de serviços de limpeza das cidades inglesas? Junto com todo esse lixo, haveria oculto algum tipo de contrabando? Algum material estratégico ou, simplesmente, imundície mesmo?
Talvez, junto com esses bens de descarte, retornasse ao Brasil parte do ouro produzido nos séculos XVII e XVIII, enviado à Coroa Inglesa para o pagamento de dívidas dos portugueses, senhores desta Colônia?
Mais coisas devem ser levadas em conta: a repatriação desses materiais de descarte poderia acobertar o envio, nesse meio, considerado, talvez excipiente, drogas, pedras preciosas, preciosidades da flora e da fauna brasileiras e onde pode ter vindo Uísque, drogas, armas e sei lã o que mais...
Apesar de essa notícia ter sido reiterada, não se vê resultado de investigações profundas das autoridades brasileiras. Seja apenas para se saber se o fato não passe de mera prestação de serviços para o descarte de lixo comum, lixo hospitalar contaminado ou resíduo de substâncias radioativas ou, outras quaisquer, capazes de causar danos à saúde ou ao meio ambiente.
Caso se trate apenas de mero serviço de descarte de lixo comum, não deixa de ser uma atitude vergonhosa de falta de patriotismo e/ou servidão própria dos cidadãos desclassificados e sem estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário