domingo, 30 de janeiro de 2011

JABUTICABAS AMARGAS

Tomei o fusca de Clarindo por empréstimo para comprar utilidades para um garimpo que, juntamente com Gervásio, o próprio Clarindo e outros garimpeiros lavrávamos em terras de José Luiz (conhecido pela alcunha de Macarrão). Deixei o pessoal trabalhando e fui à localidade de Santo Antônio do Canaã. Ali deveria comprar ferramentas de que os garimpeiros necessitavam e logo me pus a caminho de retorno. Ao chegar às proximidades do trevo por onde se inicia a rodovia que me conduziria a Várzea Alegre, enveredei-me por uma estrada de chão, chegando, depois de percorridos cerca de dois quilômetros, a uma propriedade rural onde a via se findava e, nesse local, havia caminhões de carga estacionados.

Sem alternativa, retornei à via principal onde meu cunhado Antônio aguardava por carona, embarcando comigo, agora prosseguimos viagem através da via recentemente pavimentada. Adiante paramos e entramos por uma variante, agora seguindo à direita. A pouca distância, adentramos a uma chácara com fruteiras várias, especialmente de uma árvore, ostentando frutos maduros, semelhante a jabuticabas se colocavam junto ao tronco e galhos da árvore. Sempre apreciei jabuticabas e agora era só entrar em contato com o morador do sítio e procurar adquirir alguns quilogramas dessas frutas. Nem foi preciso chamar, pois o morador percebeu nossa presença e se adiantou indagando:
- Que desejam senhores?

- Qual preço de venda destas jabuticabas? Indagamos.

- Não tem preço, porque não estão à venda e nem são jabuticabas. Realmente estas frutas se parecem com jabuticabas, mas observando atentamente, pode-se verificar que o tamanho, o sabor extremamente amargo, as folhagens e a própria árvore; tudo tem características diversas da outra jabuticaba, ou seja, da fruta original. Esta árvore já existia desde que foi erradicada a vegetação original. Não se sabe ao certo a que gênero fruta pertença, pois muitas pessoas a experimentaram e constataram de que se trata de variedade de fruta com sabor extremamente amargo. Não se sabe mesmo se tem alguma substância de propriedade medicinal ou venenosa. O próprio sabor da fruta é obstáculo para experiências práticas.

- Mas podemos levar alguns frutos para semearmo-los e estudarmos com entendidos em botânica, buscando a que grupo vegetal pertence e se suas propriedades têm algum poder de cura de alguma enfermidade?

- Se é isto que desejam, colham quantas quiserem sem quaisquer ônus, bastando que de dêem notícias assim que souberem de que fruta se trata.

Colhemos quantidade suficiente para encher uma caixa de papelão existente no compartimento de bagagens do nosso veículo.

Até a data atual, não houve qualquer resposta que dirimisse esta dúvida: seriam jabuticabas amargas? Amargas são mesmo. Resta saber se são realmente jabuticabas.

Um comentário:

  1. Olá! Estranho... nunca vi jabuticaba amarga. Tudo bem com você? Passei para ler o blog e deixar um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir