terça-feira, 2 de março de 2010

ÁGUAS DE MARÇO

Bem-vindas águas de março e foi isto que literalmente aconteceu, assim que chegamos a este mês. Na noite do dia dois de março, aqui na Grande Vitória, capital do Espírito Santo, choveu aproximadamente 30% de todo o previsto para este mês. Algumas ruas alagadas, valões transbordando, inundação de garagens subterrâneas, quedas de árvores e o melhor: foi-se embora aquele calor insuportável, dando lugar à amenidade da temperatura do ar que, agora é úmido e agradável.
Também as costumeiras ressacas já se fizeram presentes, destruindo quiosques e arrancado árvores à beira mar. Isto é sempre previsível.
Apesar da intensidade desta primeira chuva no momento em que se marcam exatos quatro meses de seca no Estado, ainda não se pode garantir que serão suficientes para reabastecer lençóis freáticos e aumentar as águas dos cursos de rios e riachos que entrecortam este Estado. Precisamos de muita água para termos a garantia de que o abastecimento não será comprometido, de que as plantações e as pastarias se tornem verdes o suficiente para a garantia de alimentos fartos na mesa dos capixabas. Porém, esperamos que essas chuvas venham de modo suficiente, sem excessos, sem tempestades desastrosas, sem destruições de estradas, de pontes e de edificações em geral.
De um dia para outro, foi possível ver-se o verde dos vegetais colorir nossas paisagens, o ar fresco, úmido e puro para respirarmos estes dons que a natureza nos agracia. Foi retornar à vida! Esta que Deus nos deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário