domingo, 28 de março de 2010

ALIMENTOS DERIVADOS DA SOJA

Leite, proteína texturizada, óleo, molhos, etc
A existência de dietas, restringindo o leite de origem animal, especialmente devido a intolerâncias à lactose, gorduras saturadas e presença de substâncias estranhas e prejudiciais à saúde. As bebidas lácteas, queijos e iogurtes derivados da soja são considerados substitutos ideais e apropriados aos que tenham essas histórias de intolerância.
Ao exame dos rótulos, vêm-se relacionados nutrientes tais como proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas, tudo levando a crer nesses alimentos boa opção alimentar, até mesmo pela ausência de gorduras saturadas e as trans, além da promessa da existência dos ácidos graxos ômega 3 e 6, benéficos aos controles da dislipidemia, contribuindo dessa forma como auxiliares no tratamento de cardiopatias e diabetes.
Algumas preparações lácteas contemplam sabores agradáveis, contrastando com aqueles que resultam dos processos artesanais. Vê-se, com efeito, sabores e texturas geradas por meios artificiais, o que nos levam a aderir a esses produtos. Observando atentamente ao que constam dos rótulos desses preparados, só se vê boas informações, porém sentimos falta dos números de registro em órgãos competentes para a fiscalização, seja da ANVISA ou do Serviço de Inspeção do Ministério da Agricultura (isentos?).
Óleo de soja, altamente difundido, como opção de gordura isenta de colesterol é uma falácia, pois não há presença deste lipídio em derivados vegetais. Colesterol tem sua presença, não apenas em camadas de gordura aparente, mas especialmente localizado nas membranas das células animais. É bom que se saiba que óleos vegetais submetidos a altas temperaturas se tornam saturados e, quando presentes na alimentação, depois de digeridos aumentam índices do colesterol LDL (nocivo), enquanto gorduras mono e poliinsaturadas contribuem para a produção do colesterol HDL (bom). O molho de soja é resultante de fermentação de grãos de soja em solução aquosa saturada de cloreto de sódio (sal de cozinha), não recomendável para portadores de algumas enfermidades renais e na hipertensão arterial.
Soja é leguminosa rica em proteínas e em óleo; pouca informação existe sobre como se processa a extração dessa gordura, sem que ela se torne saturada. Quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário