quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FINAL DO ANO DE 2008

Dia 31 de dezembro amanheceu ensolarado e quente, nem se parece que há poucos dias tivemos temperaturas amenas durante o início do verão. Uma frente fria esteve estacionada no litoral do Estado, causando, além da temperatura que dificilmente é vista nesta época, alta pluviometria própria deste tempo. Embora os índices de chuvas tenham se comportado dentro da média histórica, o Município de Vila Velha esteve assolado por inundações, as costumeiras nas partes baixas da cidade, principalmente nos bairros Pontal das Garças, Darly Santos e Nova Garanhuns e em quase toda a extensão da Avenida (ou Rodovia) Carlos Lindenberg. Em menores proporções, também em outros bairros houve alagamentos, costumeiros com qualquer chuva intensa.
Apesar do movimento tímido no calçadão da Praia da Costa nesta última manhã do ano, Anésia e eu fizemos nossa costumeira caminhada, não nos estendendo mais que três quilômetros porque às sete horas da matina o sol brilhava alto e irradiava bastante calor.
Passamos no supermercado e no hortifruti que são próximos à nossa residência, compramos tranquilamente, pois hoje o movimento não se parecia com aquele da véspera do Natal. Talvez o maior volume de compras para celebrar o “Reveilon” ocorra no turno vespertino, especialmente para aqueles que deixam tudo para a última hora.
Este ano, pelo menos durante a manhã, o número de tendas destinadas àqueles que vão assistir à queima de fogos para celebrar a virada do ano era mínimo, em comparação aos anos anteriores, mas ainda é cedo. Mesmo os freqüentadores da praia se fazem presentes em quantidades mínimas. Quer me parecer que a orla só estará repleta à noite, isto é, se não chover.
Daqui a pouco fará parte do passado a eleição de Barak Obama, que presidirá a nação mais poderosa do mundo, a tragédia que marcou o Estado de Santa Catarina com enchentes deslizamentos de terras e desabamentos de moradias, onde, mais de uma centena de vidas se perderam; mas os atos de guerra no Oriente Médio indicam terem continuidade também em 2009, para pobre povo sofredor, cujas guerras tiveram início em épocas remotas e parecem nunca terem fim.
E a crise financeira mundial? Foi verdadeiro cataclismo que sacudiu, derrubou desde os mega empreendimentos das mais poderosas nações do mundo aos dos povos mais carentes do planeta. Perderam-se bilhões de dólares, de euros, de ienes, inclusive de reais. Também desapareceram milhões de empregos de onde vem a subsistência de outros milhões de pessoas. Que desdobramentos, esta crise ainda promete para 2009? Será que a retração que ocorre no consumo, na produção e no crédito escasso trará que conseqüências? Será que uma frase popularmente utilizada, durante crises econômicas brasileiras: “não pense em crise, trabalhe” teria alguma utilidade para a resolução da crise que assola todo o planeta?
Nem parece que há apenas um semestre houve as Olimpíadas de Pequim, as paraolimpíadas, terremoto devastador na China; depois eleições de prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros. Daqui a pouco será que alguém se lembra em quem votou? E as “maracutaias” que emporcalharam todas as esferas do poder? Tornarão a ocorrer?
Bem, que o ano de 2009 seja repleto de progresso, de bem estar, de saúde, de amizade, de harmonia. Enfim são coisas desejadas a todos e por todos.
E a todos: um feliz 2009!


Nenhum comentário:

Postar um comentário