terça-feira, 16 de dezembro de 2008

NOSSA VÁRZEA ALEGRE


Pois bem esta nossa Várzea Alegre, pequenina e linda tem paisagem privilegiada: dela podem ser vistas: a Pedra da Onça, um pico rochoso no limite dos municípios de Santa Teresa e de Itarana, local em que, em 1941, foi descoberta a maior jazida de águas-marinhas de que se têm notícias; a Pedra Alegre, de onde pode ser avistada a Cidade de Itarana; a Pedra Paulista, no limite de Santa Teresa com Itaguaçu, próxima Também do tríplice limite desses municípios com o de São Roque do Canaã. São visíveis ainda os adornos formados pela Pedra do “Charuto”, pelas pedreiras do riacho “Canudo”, a Serra do Toma Vento; as montanhas do “Caldeirão”, as montanhas do Santo Hilário, bem como o Vale do Rio Perdido, que fica aquém da Serra de Santa Júlia.
Várzea Alegre é terra fértil onde se alternam as culturas de café da variedade arábica e do famoso “Conilon”, terra que produz gêneros alimentícios como cereais, leguminosas, tubérculos e hortaliças, especialmente tomateiros.
Esta localidade é, também, a vila urbana que serve de sede ao Distrito de Alto Santa Maria, que é encravado na região sudoeste do Município de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo.
Está-se escrevendo a história desta Várzea Alegre, tendo como colonizadores pioneiros membros das famílias de luso brasileiros, “Damasceno” e “Lima”. Estes foram seguidos por descendentes de europeus de origem germânica (alemães, pomeranos, holandeses austríacos) e de uma maioria de descendentes de imigrantes italianos.
Brevemente a história desta nossa Várzea Alegre será publicada neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário