quarta-feira, 25 de maio de 2011

O CASO DA MELANCIA DA CASCA VERMELHA





Muitos dias se passaram e tal melancia permanecia guardada, agruardando o momento oportuno para ser aberta e, de uma vez por todas, desvendar o mistério da cor da casca de melancia. Seria essa fruta procedente de uma variedade rara? Mas, agora, tudo seria revelado. Uma faca com larga e afiada lâmina aguardava o momento para o desfecho do caso.

Tanto se comentou sobre essa melancia, que seu caso se tornara famoso. Hoje seria tudo desmistificado. Primeiramente deveria buscar a fruta e depois, seriam tomadas as providências. Num só golpe com aquela faca, a melancia seria partida ao meio. Assim que trouxe a misteriosa melancia, alguém falou:

- Não acredito! Tanto mistério por uma melancia tal qual a outras quaisquer?

- Vejam que a casca desta melancia é totalmente diferente de outras quaisquer: vermelha por fora e por dentro... Logo, logo saberemos. Eu disse.

Eu ia partir a melancia naquele momento, mas a campainha tocou. Acabava de chegar a nossa casa uma vizinha moradora de outro prédio. Ela veio trazer presente para nós e cumprimentarmo-nos pela celebração de meio século do nosso casamento. Dessa forma, a prioridade agora era a de darmos atenção à visita tão importante. E as conversas rolaram durante horas. Outras visitas chegaram, mas estas vieram a nosso convite para participarem de um lanche conosco. Vieram minha irmã, um cunhado, uma irmã de criação e cinco sobrinhos ao todo.

E a melancia? Não seria hoje o dia da revelação da cor interna da misteriosa fruta.

Depois todas as nossas visitas se foram e o caso da melancia foi deixado para o dia seguinte, pois o caso seria revelado apenas para nossos familiares. E, neste caso, o dia seguinte, se nos lembrássemos, o caso seria resolvido. Bastava acionar aquela afiada faca e pronto! Todos tomariam conhecimento deste fato misterioso.

Nesse dia era feriado em Vila Velha e ponto facultativo em Vitória, por isto toda a família estava em casa. É hoje! Chegou a hora! Peguei a melancia e todos, exceto eu, diziam:

- A casca da melancia é verde, tanto quanto o são todas as frutas desta variedade. Sim, resta somente ser revelada a cor interna da fruta. E diziam:

- Parta logo essa melancia!

- Sim. Será agora!

Tomando a melancia e a faca acionada, resultou em duas partes aí eu disse:

- Vejam todos! A polpa interna é totalmente verde. É o oposto da parte externa! Isso eu vi e disse.

- Olha! Só você mesmo foi capaz de fazer tal suspense! A melancia aberta confirmou o que todos nós tínhamos certeza: Ela sempre foi verde por fora e vermelha por dentro.

Nesse momento alguém concluiu:

- Agora temos certeza! Acabamos por confirmar: você é simplesmente daltônico. Não há mistério algum; há, sim, necessidade de consultar-se com oftalmologista.

Tudo, a partir desse momento estava esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário