sexta-feira, 28 de maio de 2010

VIDA ARTIFICIAL

Teoricamente já se tornou possível construir vida, a partir do genoma sintético como substituto da peça natural retirada de uma célula. Feita a substituição, eis que a célula reproduziu-se normalmente. Esta descoberta descortina, talvez, a maior revolução depois de que se tornou possível com a descoberta de uma energia capaz de produzir bombas atômicas.

Os autores dessa fantástica descoberta, receosos, ante a possibilidade de múltiplas formas de uso, e por não existir ainda normatização de limites éticos e a diversidade de aplicações, podendo haver usos maléficos, clamam por urgentes estudos que visem limitações legais como forma de tornar essa descoberta destinada exclusivamente para o bem da humanidade.

Divagando, agora, sobre o significado do controle sobre a vida, especialmente dessa unicelular, poderemos ter bactérias que absorvam o CO2 da atmosfera, dele se alimentem e sintetizem hidrocarbonetos ou hidratos de carbono, formas energéticas de combustíveis orgânicos e/ou combustíveis semelhantes aos de origem fóssil: orgânicos – glicose, celulose, biodiesel; inorgânicos – petróleo e seus derivados: gasolina, querosene, óleo diesel e, mesmo, formas combustíveis ainda desconhecidas. Bactérias que possam desenvolver vacinas e medicamentos destinados à cura de enfermidades, hoje, incuráveis, alimentos sintetizados que poupem o trabalho da agricultura, proteínas que substituam produtos de origem animal, oxigênio e outros gases úteis na refrigeração e em outras aplicações. Enfim, um universo de diversidades; podem também produzir substâncias venenosas e destrutíveis. Nisto é que reside a parte geradora de dúvidas e o temor do uso inadequado.

Comentários de organizações ligadas às igrejas fazem alusões a esses cientistas, como se quisessem usurpar o poder de criar a vida como coisa privativa de Deus – como se quisessem igualar-se a Deus. O ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, Dele recebe inteligência e inspirações para gerar grandes feitos – esses capazes de assombrar a humanidade. E uma coisa é certa: "nada acontece nesse universo, que não seja da vontade de Deus e nem ao mero acaso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário