segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MAIS CORTES DE CASTANHEIRAS NA ORLA DE VILA VELHA

Nesta manhã de segunda feira, numa entrevista a um programa de TV, sobre a questão do corte das castanheiras da Praia da Costa, a autoridade municipal entrevistada procurava minimizar o problema, dizendo que o abate de castanheiras, nesse segmento de praia, estará limitado a pequenas intervenções; ficando a maior providência de retiradas dessas árvores restrita às orlas de Itapoã e de Itaparica. Nessas praias, o plantio das castanheiras se deu de forma desordenada. Algumas plantadas por proprietários de quiosques, outras por pescadores instalados na Ponta de Itapoã, assim disse essa autoridade.
Disse, ainda, respondendo a perguntas do repórter da TV, que o adensamento dessas árvores, ao longo da Praia de Itapoã e de Itaparica, prejudica a luminosidade do calçadão, dificulta a ação de vigilância das câmeras instaladas ao longo da orla, favorecendo a presença de criminosos, servindo-lhes de esconderijo e gerando maior insegurança no local.
Questionada tal autoridade, se a municipalidade teria ouvido a população para legitimar essas providências, procurou desviar o foco do questionamento com respostas evasivas.
Pelo tom das explicações que o representante da Prefeitura Municipal dava, durante a entrevista, procurava justificar de que o corte das castanheiras não teria objetivamente a Praia da Costa como alvo; seria implementada a retirada das castanheiras, em maior número, nas praias de Itapoã e de Itaparica. Como o questionamento do assunto tem na Praia da Costa a principal referência e repercussão, uma vez que o assunto deixa de ser privativo deste bairro da Praia da Costa. Logo: os questionamentos de moradores deixam para a população dos bairros vizinhos questionar sobre a legalidade e acertos dessas medidas que, segundo palavras ditas, trata-se de ações que visam melhorias paisagísticas e de segurança para a população.
Agora se pergunta: Seriam as explicações, apenas para reduzir a importância do assunto? Mesmo diante das explicações dadas, a população deveria dar crédito e, simplesmente, deixar que o assunto se resolva por si só? E, quanto aos vizinhos de Itapoã e de Itaparica, teriam simplesmente concordado; mas foram consultados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário