Generalidades
Verdadeiramente estamos convivendo em tempos de transição da proximidade com o novo revolucionário. Observando o que nos acontece no quotidiano não é difícil percebermos, que não tardarão mudanças radicais nos costumes, na ciência e na natureza. Já estão se tornando evidentes necessidades de mudanças profundas no que tange à alimentação, aos combustíveis propulsores das máquinas, no vestuário, nos medicamentos para o combate às enfermidades e outras, embora existentes, sejam desconhecidas. A racionalização dos transportes e deslocamentos de bens e de pessoas tem como a utilização do espaço aéreo, do hidrográfico, mediante meios volantes, flutuantes e submergíveis. Um mesmo veículo poderia ter funções de deslocamento por meio de rodagem e navegações aeras e hídricas.
O desenvolvimento científico, alterando geneticamente vegetais e animais, embora suas consequências não sejam ainda totalmente conhecidas, não haverá como produzir bens destinados à alimentação, quantitativa e qualitativamente suficientes, sem o concurso dessas inovações. Serão necessárias alterações biológicas para impedir que os elementos primários da cadeia alimentar se extingam, e que venham provocar o efeito dominó: desaparecendo, sucessivamente, uma espécie após a outra.
O uso dos espaços físicos destinados ao trânsito terrestre, ao aéreo, ao naval e ao fluvial terá que ser racionalizado, dentro dos limites do que lhe é finito. Como exemplo, temos o uso de veículos de transporte coletivo e individual se tornando próximos do estado de saturação. O limiar dos espaços transitáveis impõe o uso do espaço aéreo destinado aos veículos, hoje terrestres. Assim, deslocando-se também por via aérea. Mas, enquanto isso não acontece, estamos colhendo os sacrifícios dessa transição. Claro que o uso dos espaços alternativos imporá regras e convenções rigorosamente rígidas até se exaurirem seus limites.
Em cidades situadas à margem de generosos recursos hidrográficos marítimos, lacustres e fluviais, os veículos que hoje, circulam sobre o chão, poderão ser dotados das capacidades de se deslocarem por meio de flutuação ou, mais revolucionários ainda, deslocarem-se por meio de imersão, tudo de acordo com suas inovações.
Como melhorar o trânsito na Grande Vitória - ES
No caso da circulação viária da Grande Vitória, uma variável importante será a implantação do sistema de metrô de superfície, preconizado por alguns e criticado por muitos. Será, ao lado de outras opções, uma providência indispensável. Não basta que seja implantado na capital, aonde surgiu a ideia, por muitos, considerada utópica. Ali não traria resultado benéfico aos demais municípios da região metropolitana. O metrô de superfície terá consagrada sua validade, quando se tornar implantado, priorizando corredores de transporte coletivo convergentes para as linhas aonde o fluxo do trânsito flua continuamente. Deveria funcionar como se fossem linhas vicinais alimentando os troncos principais. Isso se faria com o uso dos coletivos tradicionais.
Nos troncos principais, as composições rodando sobre trilhos poderiam atravessar a região metropolitana do extremo Norte ao Sul e de Leste a Oeste. Pequenas linhas viárias, nesse caso, abasteceriam o metrô em estações, que permitissem constância do fluxo de passageiros. Numa visão simples, a linha do extremo Sul partiria da Barra do Jucu, fazendo entroncamento com a linha do extremo Oeste, em São Torquatro. Esta partiria da cidade de Viana e se juntaria a uma linha iniciada na cidade de Cariacica sede como ponto de partida, rumando, em seguida, ao centro de Vitória. Do extremo Norte partiria uma linha, cujo início seria na cidade de Serra, chegando, em confluência, com as demais ao centro de Vitória.
Ainda sobre opções de melhoria do trânsito de Vitória, outras variáveis existem. A construção de mais pontes, de túneis sob as águas da Baía de Vitória, viadutos em muitos dos cruzamentos, o que viria produzir melhoria no fluxo de veículos e segurança aos pedestres que se deslocam diariamente por essas vias.
Novos comentários poderão ser feitos oportunamente, embora me permita a observações empíricas, pois sou leigo no assunto focado.
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