quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ROTAS ALTERNATIVAS

Ontem, quando regressávamos de Vitória Anésia e eu num táxi, conversávamos a respeito dos problemas de trânsito tornados frequentemente difíceis para se chegar a Vitória ou para atravessá-la, para quem procede do continente, tanto do sul como do oeste. O taxista disse-nos que imagina a construção de elevado, partindo de Cariacica, passando sobre a baía de Vitória, atingindo o Morro do Quadro, dali se bipartindo paralelamente à Rodovia Serafim Derenze, chegando ao bairro Andorinhas, nas proximidades da ponte da passagem ou, contornado pela direita sobre a cidade alta, seguido pelo Morro do Romão, Morro do Macaco, descendo em Taboazeiro para acessar a Avenida Maruípe. Tanto no trajeto paralelo à rodovia Serafim Derenze como nas montanhas frontais à cidade de Vitória, os trajetos seriam rápidos e ofereceriam visões deslumbrantes, quer de Vitória, sua baía, bairros de Jucutuquara, Bento Ferreira, Bairro de Lurdes, quer de outros, enquanto o ramal oposto ofereceria magnífica vista dos manguezais circundantes, das montanhas do Mestre Álvaro e as distantes situadas nos municípios de Serra e de Santa Leopoldina. Essas vias dariam celeridade ao trânsito e mostrariam outras faces de Vitória, não vistas atualmente.
Mas, nos noticiários, ora na mídia escrita, ora na televisiva, comenta-se a existência de projetos que vão desde a construção da quarta ponte, ou a travessia da baía por túnel subaquático. Também existe a possibilidade da construção de ponte sobre o estuário do Rio Santa Maria da Vitória, visando caminho curto entre Vitória e Cariacica.
Vê-se, por esta reflexão feita por gente do povo, a existência de sugestões diversas para o problema único – o caótico trânsito de Vitória e demais cidades que compõem a região metropolitana. Há, ainda, a variável do acelerado crescimento de Vitória que alcança crescimento econômico jamais visto nesta Terra.

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